regulamento edições contato resultado

 

O forumdoc.bh dedica-se à exibição, à discussão e ao fomento da produção audiovisual com foco documental. Ao longo de onze edições consecutivas, exibiu quase dois mil filmes, para um público total estimado em 70 mil pessoas. Organizado pela Filmes de Quintal, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, o festival tem suas atividades concentradas, principalmente, no Cine Humberto Mauro, do Palácio das Artes. Ao longo da sua história, o forumdoc.bh exibiu mostras e retrospectivas de nomes importantes da cinematografia internacional e nacional, como Jean Rouch, Pedro Costa, John Marshall, Agnès Varda, Jean-Louis Comolli, Timothy Ash, Chantal Akerman, Zacharias Kunuk; Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Eduardo Coutinho, Arthur Omar, Andrea Tonacci e Eduardo Escorel, além de projetos coletivos, como o Vídeo nas Aldeias.


Para o forumdoc.bh.2008, estão programadas uma mostra de filmes realizados na Melanésia, produzidos a partir da década de 1970 por diversos realizadores, como Chris Owen, Bob Connoly e Martin Maden, que filmaram, dentre outros, o processo de independência dos povos da Papua-Nova Guiné, uma ilha situada na Oceania e colonizada pela Austrália; uma mostra Latinoamericana com obras precursoras do filme documentário, reunindo diretores como Tomás Gutierrez Alea, Miguel Littin, Fernando Birri, entre outros; e uma retrospectiva do realizador mineiro Carlos Alberto Prates Corrêa, diretor de filmes como Cabaré Mineiro (1980) e Crioulo Doido (1971).


Completam a programação as mostras competitivas nacional e internacional, o fórum de debates, e a exibição de filmes nas escolas associadas ao projeto Rede.lê, além da itinerância em bairros periféricos de Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais. A 12° edição do forumdoc.bh já obteve o patrocínio do programa Petrobrás Cultural e do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, da Fundação de Cultura de Belo Horizonte, além de ser aprovada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Petrobras Brasil Minc Petrobras Brasil Minc