Teremos projeção simultânea na sala João Ceschiatti, ampliando o número de lugares disponíveis para a abertura!

Sinopse dos filmes

Xapiri
Brasil | 2012 | cor | 54’

Xapiri é um termo yanomami para designar tanto os xamãs, os homens espíritos (xapiri thëpë) quanto espíritos auxiliares (xapiri pë). Xapiri é um filme experimental sobre o xamanismo yanomami, realizado por ocasião de um encontro de 37 xamãs na aldeia de Watoriki, Roraima, em março de 2011. O filme foi concebido de modo a levar em conta duas noções diferentes de imagem: a dos yanomami e a nossa. Não se trata, pois, de explicar o xamanismo, seus métodos ou procedimentos, mas de tornar visível e sensível, para públicos de culturas diferentes, o modo segundo o qual os xamãs “incorporam” os espíritos, seus corpos e suas vozes.

Chasseurs et Chamans
França, 2003, cor, 32’

Sinopse: Raymond Depardon viaja ao Amazonas ao encontro dos índios Yanomami.

Interessante confrontar esta proposta mais “realista” à la Depardon (ainda que longe dos cânones do filme etnográfico) e Xapiri, totalmente experimental, constituído do como um tipo de simulador de voo xamânico. (Bruce Albert)

E depois do filme tem boi!

Aê Boi!

“quem nunca viu venha ver….
na hora que eu chegar lá
ribeirão correr pro rio
e rio correr pro mar…”

Este ano, o forumdoc.bh convida uma trupe de artistas que integram a Irmandade dos Atores da Pândega, em Lagoa Santa, para realizarem um cortejo de abertura que nos conduzirá do Palácio das Artes ao bar Nelson Bordello, logo após a sessão de abertura. Seguiremos pelas ruas do centro, na companhia de pândegas, ciganas e boiadeiros, e toda a sorte de gente alegre e desvairada que corre o mundo atrás de um homem que vira boi. Dos morros da Concórdia, às grutas do cerrado, o boi segue, de corpo em corpo, a espalhar a sua fama!

A Irmandade dos Atores da Pândega existe há 14 anos. Coordenado pelo ator, bailarino e capoeirista Gercino Alves, o grupo é composto, em sua grande maioria, por cidadãos da comunidade do bairro da Várzea, em Lagoa Santa, e se dedica ainda a desenvolver ações educativas voltadas para a valorização da cultura popular entre crianças e jovens.

Data: 21 de novembro de 2012
Onde: em frente ao Palácio das Artes
Quando: depois da sessão de abertura do forumdoc.bh.2012

One Comments

Deixe uma resposta