Marie-José Mondzain é filósofa francesa nascida na Argélia. Especialista em estudos sobre a iconoclastia, escreveu, dentre outros, Homo spectator, que discute a construção histórica da figura do espectador, publicado recentemente pela Orfeu Negro, em Lisboa/Portugal.  Professora da École des Hautes Études em Ciências Sociais (EHESC) e diretora de pesquisa do CNRS (espécie de CNPq da França), prefigura entre os grandes nomes dos estudos contemporâneos sobre o estatuto da imagem. Em 2009, participou do forumdoc.ufmg, com o seminário “A perseguição no cinema”, e retorna ao forumdoc.bh com a conferência “Imagem e hospitalidade: em torno de L’ordre (1973), de Jean Daniel Pollet”

Marie-José Mondzain is a French philosopher born in Argelia. She specialized in the study of iconology and wrote, among others, Homo spectator, which discusses the historical construction of the spectator, recently released by Orfeu Negro from Lisbon/Portugal. She is professor at the École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESC) and director of the CNRS (French research council), she´s one of the most important researchers of the image status. In 2009, she came to forumdoc.ufmg to minister the seminar “The persecution in cinema” e returns to the festival to give the conference “Image and hospitality: beyond L’ordre (1973), Daniel Pollet”.

lancamento_raulino_box

“O cinema se oculta e se expande no coração da desordem”. (Aloysio Raulino)

Lançamento Coleção Aloysio Raulino – Caixa com 4 DVDs

Realização – CTAV – Cinemateca Brasileira

Sessão dos filmes Jardim Nova Bahia (1971) e Tarumã (1975), com a presença de Gustavo Raulino.

Distribuição gratuita para os espectadores presentes.

“The cinema hides and expands itself in the heart of the disorder” (Aloysio Raolino)

Release of Aloysio Raulino Collection – box with four DVDs

Execution – CTAV – Brazilian Cinematheque

Movie session with Jardim Nova Bahia (1971) and Tarumã (1975) with the presence of Gustavo Raulino.

Free distribution to the spectators

 

Revista Devires – Cinema e Humanidades v.1 n.1 e v.1 n.2 2015

lancamento_devires

A revista Devires – Cinema e Humanidades, lança, na 20a edição do forumdoc.bh, o dossiê O documentário e as imagens de arquivo. Trata-se de um dossiê duplo que tem como preocupação a compreensão do uso das imagens de arquivo no cinema documentário. Os artigos abordam os nomes mais tradicionais desse cinema, como Chris Marker e Harun Farocki, mas também, as reapropriações no cinema brasileiro, como aquelas referentes à ditadura e ao cinema indígena.

The magazine Devires – Cinema e Humanidades releases, in the 20th edition of forumdoc.bh, the dossier O documentário e as imagens de arquivo. It is a two edition dossier in wich we seek to understand the use of archival images in documentaries. The papers discuss the more traditional directors of this sort of cinema, such as Chris Marker and Harun Farocki, but also, the reapropriations in brazilian cinema, such as those from the years of dictatorship and indigenous films.

 

A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro | Glaura Cardoso Vale | Filmes de Quintal Editora | Belo Horizonte, 2016

A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro, publicado pela Filmes de Quintal Editora e distribuído pela Relicário Edições, reúne dois ensaios que buscam discutir a solicitação da fotografia como dispositivo de rememoração a partir de dois temas: “Álbuns de família” e “Retratos da dor”. Acompanha esta publicação, um ensaio avulso que trabalha a escrita e a leitura do movimento. O livro é resultado da pesquisa de pós-doutoramento de Glaura Cardoso Vale junto ao PPGCOM-UFMG, com bolsa PNPD/CAPES (2013-2016).

A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro, published by Filmes de Quintal and co-published by Relicário Edições, gathers two essays which discuss the photography requested as memory dispositif along two themes: “Family albums” and “Portraits of pain”. Inside this edition there’s also an independent essay on the writing and reading of movement. The book comes as a result of Glaura Cardoso Vale’s postdoctoral research, developed in PPGCOM-UFMG program with a scholarship funded by PNPD/CAPES (2013-2016).

Deixe uma resposta