Convocatoria “Mirar: un acto de resistencia”

Call for entries “To look is an act of resistance” 

 

O coletivo de produção do 19º Forumdoc está organizando, de 19 a 29 de novembro de 2015, em Belo Horizonte, a mostra de filmes Olhar: um ato de resistência e um encontro de realizadorxs indígenas como parte do festival deste ano. Respondem pela curadoria representantes das entidades Filmes de Quintal, Vídeo nas Aldeias, Depto de Antropologia da UFMG e o realizador Andrea Tonacci.

A mostra Olhar: um ato de resistência convidará realizadorxs indígenas de vários países do continente americano. A intenção é possibilitar o debate e a troca de experiências e conhecimentos que possibilitem uma reflexão a partir da visão conjunta do potencial e das perspectivas futuras do audiovisual indígena.

O projeto está organizado em três eixos temporais:

  1. Filmes históricos que tratem das culturas indígenas da América continental que evidenciem o processo sistemático de marginalização e eliminação identitária destes povos ante a invasão expansionista europeia e do capital. A intenção é exibir filmes que revelem a resistência indígena continental americana ao longo da história.
  2. Filmes de realizadores indígenas no processo de formação e aquisição de linguagem tecnológica audiovisual, como no Brasil são os trabalhos ligados ao Vídeo nas Aldeias, na Bolívia do CEFREC/CAIB ou mesmo os filmes do projeto Through Navajo Eyes nos EUA na década de 1940.
  3. Filmes e vídeos, finalizados ou não, que exibam o olhar de realizadores indígenas independentes, um olhar autônomo em relação às formas mais convencionais de produção audiovisual. Trabalhos que, para além da construção narrativa das múltiplas tecnologias de captação e transmissão, façam parte da resistência cultural cotidiana, ritual e mítica dos seus realizadores.

É no sentido de evidenciar esse “olhar de resistência” que os convidamos a participar dessa mostra indicando três ou mais obras e realizadores indígenas de seu país para os três eixos temáticos temporais propostos.

Contamos com a vossa ajuda para convidarmos filmes e realizadores que vocês considerem fundamentais para que o encontro e a mostra possam gerar uma ampla reflexão sobre esse tema a partir do próprio universo cultural dos realizadores.

Estaremos à vossa disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, e caso tenham interesse em compartilhar conosco algum material, podem contatar-nos através desse e-mail ou pelo correio.

 

Os filmes poderão ser enviados por links para:

mostraolhar@filmesdequintal.org.br

extremart@extremart.com.br

 

Nosso endereço é:

19º Forumdoc

Mostra “Olhar um ato de resistência”

Av. Brasil, 75, sala 06

Belo Horizonte – MG

CEP:30140-000
Brasil

 

Desde já, agradecemos.

Atenciosamente,

Andrea Tonacci e Associação Filmes de Quintal

Deixe uma resposta