Neste ano, o forumdoc.bh nos propôs acompanhar a Mostra Contemporânea Brasileira em toda a sua extensão. Olhando para este conjunto expressivo de filmes, compreendemos algumas linhas que se desenham nesse recorte da produção de documentários brasileiros, realizados nos últimos dois anos, em sua diversidade temática e formal, em seus diferentes formatos – curtas e curtíssimos, médias e longas metragens – e condições de produção. A partir das linhas percebidas, destacamos algumas obras que apresentam uma potência de invenção na sua lida com o real – em sua dimensão humana e não humana.

Bimi, Shu Ikaya, de Isaka Huni Kuin, Siã Huni Kuin e Zezinho Yube (2018)

Por criar formas potentes e atentas aos personagens e à complexidade das transformações culturais. Pela lida, no seu próprio processo e articulação formal, com as alianças entre cinema e distintas tradições, entre indígenas e não indígenas.

Noirblue – deslocamentos de uma dança, de Ana Pi (2018)

Por engendrar com singular liberdade e sentido poético uma memória de resistência, uma mítica de ancestralidade e uma fabulação de futuro em diversos meios expressivos – como na narração (que acolhe palavra e silêncio com a mesma generosidade), montagem, nas performances e nas relações que estabelece com outros personagens.

Inaudito, de Gregorio Gananian (2017)

Pela inventividade transbordante de sua construção visual e modulação sonora. Por expandir as possibilidades da forma-retrato no cinema na direção do free-total Lanny Gordin.

Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados, de Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo, Pedro Maia de Brito (2018)

Considerando o conjunto poderoso de filmes engajados com questões políticas urgentes exibidos na mostra, destacamos a forma singular com que este curta imbrica invenção de linguagem e militância, renunciando ao esclarecimento dos fatos para ceder lugar a uma condensação de gestos insurgentes que constituem o momento primeiro de uma ocupação.

Ana Siqueira

Maria Ines Dieuzeide

Theo Duarte

Deixe uma resposta