Apresentação

forumdoc.bh, Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte dedica-se à exibição, à discussão e ao fomento da produção cinematográfica, sobretudo a documental. Ao longo de doze edições consecutivas, exibiu quase dois mil filmes, para um público total estimado em 70 mil pessoas. Organizado pela Associação Filmes de Quintal, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, o festival tem suas atividades concentradas, principalmente, no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.

No decorrer de sua história, o forumdoc.bh exibiu mostras e retrospectivas de autores fundamentais, tais como: Jean Rouch, Pedro Costa, John Marshall, Agnès Varda, Jean-Louis Comolli, Timothy Ash, Chantal Akerman, Zacharias Kunuk, Martin Maden, Bob Connolly, Chris Owen, Fernando Birri, Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Eduardo Coutinho, Arthur Omar, Aloysio Raulino, Andrea Tonacci, Carlos Prates e Eduardo Escorel, além de projetos coletivos, como o Vídeo nas Aldeias.


A edição 2009 será aberta com a exibição do premiado “Corumbiara” de Vincent Carelli. Ainda fazem parte da programação: Mostra Ozualdo Candeias, importante realizador doCinema Marginal” ou “Cinema de Invenção”, movimento iniciado no final da década de 1960 possibilitando a uma nova geração de cineastas um maior experimentalismo a partir de suportes mais acessíveis, como o Super8. “A Margem”, de 1967, foi um filme precursor do movimento, realizado por este paulistano que já havia sido caminhoneiro antes de se lançar à carreira de cineasta; Mostra Cinemas de Áfricas, com a qual esperamos contribuir para o conhecimento e reflexão sobre as cinematografias africanas, revelar os principais realizadores, descobrir momentos fundantes e marcantes e tendências estéticas e temáticas de um cinema pouco conhecido entre nós e nascido a partir dos processos de independência dos países do Continente. Principais realizadores: Ousmane Sembéne (Senegal), Djibril Diop Mambéty (Senegal), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Souleymane Cissé (Mali), Flora Gomes (Guiné Bissau), Med Hondo (Mauritania), Mustapha Alassane e Safi Feye (Senegal). Integrando o Fórum de Debates, a filósofa francesa Marie-Jose Mondzain irá apresentar um Seminário e uma Conferência, na UFMG e no Cine Humberto Mauro.

Completam a programação as mostras competitivas nacional e internacional, sessões especiais e as mostras de extensão, que levam parte da programação para bairros periféricos de Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais. A 13° edição do forumdoc.bh conta com o patrocínio do programa CEMIG Cultural e do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, através dos mecanismos de incentivo à cultura Federal e Municipal; e com o apoio do Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.