Resultado das Mostras Competitivas

Foi anunciado  no dia 29/11/09, na última sessão do forumdoc.bh.2009, os filmes vencedores das mostras competitivas.

[podcast]http://www.forumdoc.org.br/forumdoc2009/wp-content/uploads/2009/12/resultado_competitivas_juri.mp3[/podcast]

Competitiva Nacional – Resultado Oficial

Competitiva internacional – Resultado Oficial

O Júri da competitiva nacional formado pelo cineasta Andrea Tonacci, pela antropóloga Luciana França e pelo ensaista e curador de cinema Mateus Araújo, elegeu como melhor filme “Tatakox”, da Comunidade Maxakali Aldeia Nova do Pradinho. Os filmes “Confessionário”, de Leonardo Sette e “PI’ONHITSI, Mulheres Xavante sem Nome” de Divino Tserewahú e Tiago Campos Tôrres receberam o Prêmio Especial da Júri. O filme “Batatinha, poeta do samba”, de Marcelo Rabelo, recebeu uma Menção Honrosa.

O Júri da Competitiva Internacional, formado por Amaranta Cesar, pesquisadora de cinema, João Dumans, pesquisador e programador de cinema e Marco Antônio Gonçalves, professor de antropologia na UFRJ, elegeu como melhor filme da mostra “Bab Septa”, de Frederico Lobo e Pedro Pinho. Receberam Menções Honrosas os filmes “La Assemblea”, de Galel Maidana e “Z32″, de Avi Mograbi.

Abaixo as sinopses dos vencedores.

COMPETITIVA NACIONAL

Melhor filme:

Tatakox

Brasil / 2009 / cor / 50′

Direção: Comunidade Maxakali Aldeia Nova do Pradinho
Fotografia: João Duro Maxakali
Montagem: João Duro Maxakali

Som: João Duro Maxakali
Produção: Comunidade Maxakali Aldeia Nova do Pradinho
Contato: rtugny@gmail.com

Quando as mulheres sentem saudade das suas crianças que morreram pequenas os Tatakox vão buscá-las e trazem-nas às aldeias para que as mães as vejam. Com a filmadora nós pudemos ver de onde é que os Tatakox tiram as crianças. Depois, no mesmo dia, os meninos vivos da aldeia são levados de suas mães pelos espíritos para ficar na casa dos homens e aprender.

Prêmio especial do juri:

PI’ONHITSI, Mulheres Xavante sem Nome
Brasil / 2009 / cor / 56′

Direção: Divino Tserewahú, Tiago Campos Tôrres
Fotografia: Tiago Campos Tôrres e Tserewahu TsereptséMontagem: Divino Tserewahú, Tiago Campos Tôrres
Produção: Vídeo nas Aldeias
Contato: olinda@videonasaldeias.org.br

Desde 2002, Divino Tserewahú tenta produzir um fimle sobre o ritual de iniciação feminina Xavante, que já não mais é realizado em nenhuma outra aldeia Xavante. Mas desde então todas as tentativas foram interrompidas. No filme, jovens e velhos debatem sobre as dificuldades e resistências para a realização desta festa.

Confessionário
Confessional
Brasil-Italia / 2009 / cor / 15′

Direção: Leonardo Sette
Fotografia: Leonardo Sette
Som: Leonardo Sette
Montagem: Leonardo Sette
Produção: Cinemascópio
Contato: olinda@videonasaldeias.org.br, leonardosette@gmail.com

O missionário católico Silvano Sabatini relembra sua chegada à área indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, nos anos 50.

Menção honrosa:

Batatinha, Poeta do Samba
Batatinha, Poet of Samba
Brasil / 2008 / cor / 62′

Direção: Marcelo Rabelo
Fotografia: Nicolas Hallet
Montagem: Iris de Oliveira

Som: Simone Dourado

Produção: Eliana Mendes, Marcelo Rabelo e Vanessa Salles
Contato: bendego@gmail.com

Um dos mais importantes sambistas do Brasil, o baiano Oscar da Penha, o Batatinha (1924 -1997), é visto aqui sob a perspectiva de seus nove filhos. São eles que vão atrás das memórias do pai, investigam a sua vida, história e obra e se encontram com familiares, amigos e músicos. Seus filhos, ao reunir os fragmentos que revelam a história do pai, acabam conhecendo mais sobre ele, estabelecendo também elos fraternais importantes entre a própria família.

COMPETITIVA INTERNACIONAL:

Melhor filme:

Bab Sebta

Portugal | 2008 | cor | 110′

Direção: Frederico Lobo e Pedro Pinho

Fotografia: Luísa Homem, Frederico Lobo, Pedro Pinho

Montagem: Rui Pires, Luísa Homem, Frederico Lobo, Pedro Pinho

Som: Frederico Lobo e Pedro Pinho

Produção: Terratreme FIlmes

Contato: terratreme.filmes@gmail.com

O filme ocorre em quatro espaços – quatro cidades ao longo da costa do Norte da África onde grandes grupos se reúnem à espera de uma oportunidade de passar para a Europa. A aparente imobilidade que domina o tempo nesses espaços abre lugar para que, na partilha do cotidiano, se soltem as conversas, se cruzem discussões nos mais diversos dialetos de origem, se construa a narrativa das histórias vividas – onde o passado recente, a viagem, o deserto, o mar, os perigos, os esquemas, surgem com dimensões épicas.

Menções honrosas:

La Asamblea

The Assembly

Argentina | 2008 | p&b | 70′

Direção: Galel Maidana

Fotografia: Galel Maidana

Montagem: Maria Galarza

Som: Martin Grgnaschi

Produção: Matias Tamborenea

Contato: info@ryucine.com.ar, matias@ryucine.com.ar

Esse filme propõe uma viagem de observação através do coração da Frente de Artistas del Borda. Todos os conflitos e eventos próprios a qualquer processo criativo acontecem ali. Só que nesse caso, a maior parte dos integrantes do grupo vivem atrás das paredes do Hospital Neuropsiquiátrico J. T. Borda, privado de seus direitos básicos, subjugados por concepções arcaicas acerca da saúde mental.

Z32

Israel-France | 2008 | cor | 81′

Direção: Avi Mograbi

Fotografia: Philippe Bellaiche

Montagem: Avi Mograbi

Som: Dominique Vieillard

Produção: Serge Lalou, Avi Mograbi

Contato: mograbi@netvision.net.il

Um documentário musical e trágico. Um ex-soldado israelense que participou de uma operação de vingança em que dois policiais palestinos foram assassinados, busca perdão pelo que fez. Sua namorada acha que não é tão simples, ela levanta questões, as quais ele ainda não está pronto para assimilar. O soldado testemunha para a câmera por vontade própria, desde que sua identidade não seja revelada. Enquanto o cineasta tenta encontrar a solução adequada para ocultar a identidade do soldado, ele questiona sua conduta política e artística.