INSCRIÇÕES ENCERRADAS EM 26 DE AGOSTO DE 2012

EDITAL DE SELEÇÃO FORUMDOC.BH.2012

1. INTRODUÇÃO

O Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, forumdoc.bh, evento realizado anualmente desde 1997, tem como objetivo divulgar e discutir filmes documentários clássicos e contemporâneos. A ideia é contribuir para a formação de um público interessado neste gênero específico, além de mapear, informar e fomentar a produção recente, através das Mostras Competitivas.

2. OBJETO

2.1 A presente edição do projeto selecionará obras para a Mostra Competitiva Nacional e/ou Internacional.
2.2 Proponentes interessados, realizadores ou produtores, podem enviar trabalhos audiovisuais produzidos em qualquer formato de captação, sobre qualquer tema e com qualquer duração.
2.3 As obras deverão ter sido realizadas nos anos de 2011 e 2012.
2.4 Caso a obra seja realizada em coprodução internacional formalizada, o proponente fará a opção em qual Competitiva irá concorrer.
2.5 Cada proponente, realizador ou produtor, poderá inscrever no máximo 2 trabalhos.
2.6 O proponente da obra para fins de seleção declara que detém poderes para inscrever nesse edital, sendo o único e exclusivo responsável pela regularização dos direitos de autor e conexos, direitos de imagem, direitos da propriedade industrial e de programas de computador, concernentes a obras intelectuais, de qualquer natureza, interpretações artísticas, interpretações e execuções musicais, assim como imagens, incluídas ou sincronizadas no (s) filme (s) apresentado (s), eximindo o festival/evento de qualquer reivindicação a esse respeito.

3. INSCRIÇÕES

3.1 O prazo para a inscrição se inicia no dia 10 de junho de 2012 e se finaliza no dia 19 de agosto de 2012, incluindo envio via internet e correios.
3.1.2 AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS ATÉ O DIA 26 DE AGOSTO DE 2012!
3.2 O interessado deverá preencher o formulário de inscrição online, constante no site desta instituição, e enviar uma via impressa desse documento assinado, acompanhada de uma cópia do filme, exclusivamente em formato DVD, para o endereço:

forumdoc.bh.2012 – Mostra Competitiva
Associação Filmes de Quintal
Av. Brasil, 75/sala 06, Santa Efigênia
CEP 30140-000
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil

3.3 A data de postagem será verificada através do carimbo no envelope para fins de comprovação da exigência do item 3.1. Sugerimos, se possível, o uso de modalidades expressas de envio, como Sedex, para garantir a eficiência e segurança do transporte.
3.4 O DVD deve identificar o título do filme, a duração, país de origem, ano de produção, direção, e e-mail para contato.
3.5 A organização do evento não se responsabilizará por desvios ou danos ocorridos durante o processo de transporte postal, devendo o candidato acompanhar a situação diretamente nos Correios.
3.6 Cada DVD deverá conter apenas um filme.

4. PROCEDIMENTOS E SELEÇÃO

4.1 Todas as obras serão submetidas a uma seleção preliminar, a cargo da curadoria do evento/festival.
4.2 O resultado será divulgado até o dia 31 de outubro de 2012.
4.3 Aos realizadores selecionados para as Mostras Competitivas será solicitada a cópia de exibição, que indicará e disponibilizará a obra nos seguintes formatos de projeção: 35mm, Blu-Ray e arquivo digital Quicktime .MOV, H.264, com valores de compressão entre 20 e 25 Mbits, áudio em Dobly AC3. O forumdoc.bh se responsabiliza pelos custos de devolução da cópia de exibição.
4.4 Os realizadores poderão enviar, juntamente com a cópia de exibição, material de divulgação, como cartazes, postais, etc.
4.5 Os filmes selecionados pela curadoria serão exibidos durante as sessões do festival.
4.6 A cópia em DVD enviada integrará o acervo da Associação Filmes de Quintal e ficará disponível para consulta na Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e na sede da Associação Filmes de Quintal para fins de pesquisa.
4.7 A inscrição na Mostra Competitiva automaticamente autoriza a exibição do filme inscrito no festival em suas atividades de extensão e na itinerância dentro do estado de Minas Gerais, partes integrantes da mostra principal.
4.8 Após a divulgação do resultado, os proponentes dos filmes selecionados deverão enviar, em até 15 dias, fotografias digitalizadas (15×20cm, resolução 300dpi, arquivo jpeg) via e-mail para . O festival se reserva o direito de, caso necessário, extrair frames ou imagens a que tiver acesso, no catálogo ou demais materiais gráficos e de divulgação do festival.
4.9 Para os filmes produzidos em língua estrangeira solicitamos o envio da transcrição das narrações e diálogos do filme, em arquivo digital, para a legendagem da cópia.
4.10 Não haverá premiação em dinheiro ou bens para os filmes selecionados.
4.11 Ao se inscrever para a Mostra Competitiva, o realizador autoriza a disponibilização do trailler, caso houver, e de um trecho de 5 min. a 10 min. do filme, para fins de divulgação dentro do site do festival.

5. PREMIAÇÃO

5.1 A escolha dos melhores filmes será feita por um júri de especialistas, composto por pesquisadores, realizadores e críticos de arte e cinema, durante a realização do evento.
5.2 Os resultados serão divulgados durante o evento.
5.3 Menções honrosas ficarão a critério do júri.

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 Estão impedidos de participar do Concurso os membros da Comissão Julgadora, incluindo seus cônjuges ou conviventes, descendentes, ascendentes e colaterais, consangüíneos ou afins, até o segundo grau.
6.2 A inscrição do trabalho implica conhecimento integral e aceitação de todos os termos do presente Edital.
6.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora e Organizadora do Festival, que se manifestarão acerca da questão.

Belo Horizonte, 10 de junho de 2012.