SESC convida forumdoc

forumdoc leva parte de sua programação ao interior do estado

O forumdoc, festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte, que acontece anualmente desde 1997, visa ampliar e democratizar o acesso à produção audiovisual comprometida com a diversidade cultural e com a diversidade de olhares sobre o mundo. Por meio do SESC convida forumdoc, filmes documentários escolhidos dentre a programação do festival chegarão a diversas cidades de Minas Gerais e a escolas públicas de Belo Horizonte, alcançando e formando novos públicos. A sétima edição da mostra itinerante tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso a uma programação de cinema diferenciada em Minas Gerais, chegando a cinco cidades do estado: Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Lagoa Santa, Uberlândia e Juiz de Fora.

Os filmes apresentados são representativos das mostras que compuseram o 17º festival do filme documentário e etnográfico em 2013. As temáticas e as formas de cada filme são variadas, mas sempre se preocupam com uma proposição política, social e estética, proporcionando uma discussão mediada com os espectadores, e buscando o compartilhamento de experiências, ao tentar perceber principalmente o que cada um deles tem a nos mostrar sobre a vida e sua maneira de nos apresentar ao nosso mundo.

O projeto conta com o patrocínio da CEMIG/Governo de Minas, Petrobras/ Ministério da Cultura/Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura, e conta com a parceria de várias instituições locais.

Todas as atividades que compõem a programação têm caráter público e gratuito.


PROGRAMAÇÃO 2014

POÇOS DE CALDAS

12 de abril

16h – A Batalha do Passinho (Emílio Domingos)

19:30h – O Mestre e o Divino (Tiago Campos Torres)

Sessões comentadas por Carla Italiano

*Sesc Poços de Caldas:
R. Paraná, 229, Centro

TEÓFILO OTONI

16 de abril

14h – A Batalha do Passinho (Emílio Domingos)

19h – O Mestre e o Divino (Tiago Campos Torres)

Sessões comentadas por Raquel Junqueira

*Sesc Teófilo Otoni
Av. Bernarda Barbosa Laender, 146, Centro

JUIZ DE FORA

23 de abril

18h – O Tigre e a Gazela (Aloysio Raulino) + Filme de Têta
(Raquel do Monte)

20h – O Mestre e o Divino (Tiago Campos Torres)

Sessões comentadas por Junia Torres

*Sesc Juiz de Fora
Av. Barão do Rio Branco, 3090, Centro

UBERLÂNDIA

25 de abril

20h – O Mestre e o Divino (Tiago Campos Torres)

Sessão comentada por Ewerton Belico

*Museu Universitário de Arte – MunA
Praça Cícero Macedo, 309, Fundinho

Realização: Sesc Uberlândia

LAGOA SANTA

27 de maio / Comunidade da Lapinha
19h O Mestre e o Divino (Tiago Campos Torres)

28 de maio / Bairro Santos Dumont
19h – A Batalha do Passinho (Emílio Domingos)

29 de maio / Praça Dr. Lund (parceria Escola Municipal Dr. Lund)
19h O Boi foi beber água até chegar no São Francisco (Gercino Alves, Carolina Canguçu, Bernard Machado) + 100 Roteiro (Rapper Blitz)

Sessões comentadas por Carolina Canguçu e Gercino Alves, participação Rapper Blitz

Co-realização: Irmandade dos Atores da Pândega

Realização
Associação Filmes de Quintal

Sobre a Associação Filmes de Quintal

A Associação Filmes de Quintal é uma entidade sem fins lucrativos e tem suas ações voltadas à promoção cultural através de atividades de divulgação, pesquisa, reflexão, fomento e produção em audiovisual. Com sede em Belo Horizonte, a Filmes de Quintal possui ampla experiência na produção de mostras cinematográficas e na realização de oficinas de audiovisual. Criada em 1999, a Associação Filmes de Quintal foi fruto da reunião de pesquisadores, professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social, Filosofia e Antropologia, entre outras áreas.

Sobre o forumdoc.bh

O forumdoc.bh é um festival de cinema e vídeo dedicado ao documentário e a filmes que não têm espaço no circuito de exibição comercial. Em sua programação, o forumdoc.bh apresenta um panorama de produções audiovisuais diversificado, disponibilizando ao público filmes de vários países, produções contemporâneas e filmes clássicos.

Promovendo mesas redondas, sessões fílmicas comentadas, oficinas, lançamentos de publicações como catálogos, revistas, livros e cd-roms especializados, o forumdoc.bh tem possibilitado o intercâmbio de experiências, visando o fomento à pesquisa, experimentação e qualificação da produção.

CONTATO:
Associação Filmes de Quintal
(31) 3889-1997
www.forumdoc.org.br
filmes@filmesdequintal.org.br
Junia Torres: (31) 98262729

Deixe uma resposta