Una Hiwea – Livro Vivo

Rating: /10

Sinopse / Synopsis

Pajé Agostinho Manduca Mateus Ika Muru (Org.)
Brasil | 2012 | Literaterras | Faculdade de Letras | UFMG | 284 páginas

“Ter o livro, nosso Livro Vivo, porque os antigos, quando surgiu doença, se preocuparam em se transformar em ervas para socorrer o seu povo. Como o primeiro pajé, que descobriu como se transformar em ervas dos grupos Dua, Banu, Inani e Inu, para socorrer os Huni Kuin, assim eu também me preocupei em deixar essa mensagem de conhecimento para o meu povo, meus filhos e netos; para toda a comunidade e para os que vão ver esse documento da identidade e do conhecimento do nosso povo antepassado” (Pajé Agostinho Ika Muru)

O projeto Livro Vivo foi idealizado por Agostinho Ika Muru, pajé da aldeia São Joaquim Centro de Memória, e Dua Buse, pajé e pesquisador da aldeia Coração da Floresta, Rio Jordão, Acre.

O Livro Vivo traz as pesquisas dos pajés sobre a medicina tradicional Huni Kuin. Essas pesquisas relatam o surgimento das doenças, suas categorizações e tratamentos. Para os Huni Kuin, cada grupo de doença está relacionado a um grupo de animais e seu tratamento é realizado a partir da combinação de ervas específicas. As “ervas medicina”, como são denominadas pelos pajés, surgiram da transformação dos primeiros Huni Kuin em famílias de plantas, cujo uso foi transmitido de geração em geração desde os tempos antigos até os dias de hoje. As ervas estão divididas em quatro grupos, que representam as quatro famílias originais Huni Kuin: Inu, Inani, Dua e Banu.
O projeto teve como objetivo principal a documentação, ampliação e difusão do conhecimento Huni Kuin dentro da própria comunidade. Como resultados, foi publicado Una Hiwea, o Livro Vivo, e realizado o vídeo Shuku Shukuwe, a vida é para sempre. As duas obras mostram essa experiência, realizada com a participação de 36 pesquisadores de ervas medicinais, ilustradores e cineastas, vindos de diferentes aldeias do alto e baixo rio Jordão.

A publicação e o vídeo se dirigem, principalmente, a estudantes e agentes de saúde, futuros pajés, jovens e crianças das aldeias Huni Kuin. O livro conta a história de Huã Karu, o dono do Livro Vivo, e os jardins [do conhecimento] de cada um dos pajés e pesquisadores do projeto. O filme narra a origem das doenças, das ervas medicinais e o canto da vida eterna que os homens uma vez não souberam ouvir.

Livro Vivo: Medicina Tradicional Huni Kuin é uma realização das comunidades Huni Kuin do Rio Jordão em parceria com a Associação Filmes de Quintal e o Grupo de Estudos Trandisciplinares Literaterras (UFMG), com o apoio do IPHAN, Ministério da Cultura e Ministério da Educação.

cine humberto mauro, 01 dez, 19h

Veja outros filmes

x