ARTE DO FORUMDOC.BH.2025

Aislan Pankararu

Aislan Pankararu (Petrolândia, PE, 1990) é artista visual do povo indígena Pankararu. Em 2019, prestes a concluir sua formação em Medicina pela Universidade de Brasília, volta a praticar o desenho, atividade que remonta aos seus primeiros anos escolares. Essa retomada catalisou uma produção que, desde então, se desenvolve continuamente, expandindo-se para a pintura e a instalação. Hoje dedica-se com exclusividade à carreira artística e vive e trabalha em Salvador (BA).

O trabalho de Aislan Pankararu tem como ponto de partida a memória viva de suas origens e a vontade de pensar imageticamente a gramática de sua ancestralidade. Desenhando e pintando, de início, sobre papel kraft e, posteriormente, sobre tela e linho (além da experimentação com o couro), o artista lança mão de recursos pictóricos tradicionais da pintura corporal de seu povo para elaborar seus traços e figuras. No campo tridimensional, referências aos materiais e elementos que constituem seus rituais, bem como a paisagem da caatinga, compõem instalações e trabalhos escultóricos. Em sua amplitude, as obras evocam a riqueza visual e simbólica dos Pankararu, fazendo ecoar sua luta e sua resistência, além do vigor de sua cosmologia.

Aislan Pankararu é o artista da 29ª edição do forumdoc.bh. Desde 2020, participa de exposições no Brasil e no exterior, consolidando sua trajetória no cenário da arte contemporânea. Em 2024, foi um dos vencedores do Prêmio Pipa e abriu a individual Aislan Pankararu: Endless River, em Nova York. Integra a 36ª Bienal de São Paulo de 2025 com a série Caatinga Fractal, da qual o forumdoc.bh teve a chance de contar com três belíssimas pinturas a fim de compor com nosso projeto gráfico. 

Voltei nordeste, meu amor (2024)Voltei nordeste, meu amor (2024) - Aislan Pankararu
Entranhas do possível (2024)Entranhas do possível (2024) - Aislan Pankararu
.Cura pela água salgada (2024).Cura pela água salgada (2024) - Aislan Pankararu