Festival do Filme Documentário e Etnográfico

O forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, fórum de antropologia e cinema – foi criado em 1997 com o objetivo de compartilhar filmes aos quais não tínhamos acesso em salas de cinema convencionais. Buscava-se também promover reflexão e formação crítica de público, fomentar a pesquisa e a qualificação da produção audiovisual em torno ao filme documentário e ao cinema mais inventivo que com ele dialoga.

Em suas 25 edições anteriores, o forumdoc.bh programa  retrospectivas autorais e resultantes de curadorias que se articulam em torno de conceitos, movimentos ou temáticas específicas, além de apresentar um panorama das produções documentais recentes em mostras nacionais e internacionais.  Realizadoras e realizadores, pesquisadoras e pesquisadores, críticas de cinema do Brasil e de outros países são presenças no fórum de debates, um dos principais diferenciais deste festival.

As mostras de extensão do forumdoc.bh acontecem em regiões descentralizadas na cidade e a itinerância de parte da programação é levada a municípios do interior do estado. As 25 edições anuais e consecutivas do forumdoc.bh foram realizadas no Cine Humberto Mauro / Palácio das Artes, e contaram com o apoio da Fundação Clóvis Salgado e co-realização da UFMG.

O forumdoc.bh promove masterclasses com diretoras e diretores e oficinas de realização com formadores/as e coletivos convidados, destacando-se cineastas indígenas.