Debate de abertura - forumdoc.bh.2021

Online

Quinta, 18 nov, 19h
Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube @forumdoc.bh

Abertura forumdoc.bh.2021

Apresentação do festival seguida de mesa de debate sobre Arquivos com a participação de Gustavo Caboco, Juliana Fausto e Marcelo Zelic
*com tradução em LIBRAS

MINI-BIOS

Gustavo Caboco
Nascido em Curitiba, Roraima. (1989). Artista visual Wapichana, trabalha na rede Paraná-Roraima e nos caminhos de retorno à terra. Sua produção com desenho, pintura, texto, bordado, animação e performance propõe maneiras de refletir sobre os deslocamentos dos corpos indígenas, nas formas de (re)conexão com os territórios originários e do cultivo da memória.

Juliana Fausto
É filósofa e escritora. Autora de A cosmopolítica dos animais (n-1 edições, 2020), possui graduação em Filosofia pela UFRJ, mestrado em Letras pela PUC-Rio e doutorado em Filosofia pela mesma universidade. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado desde 2017 no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR, com bolsa PNPD/CAPES acerca das relações entre animais extra-humanos e política. Sua tese recebeu menção honrosa no prêmio ANPOF/2018 e prêmio de Melhor Tese de Filosofia no Concurso de Teses do CTCH da PUC-Rio 2018/2019. Tem publicações na área de estudos animais, estudos feministas, cinema e literatura, com enfoque no Antropoceno. Nos últimos anos vem participando de projetos em colaboração com artistas tais como Cecilia Cavalieri, Daniel Steegmann-Mangrané, Maya Da-Rin, Luisa Marques e Ana Vaz, entre outros, em diferentes interfaces. É pesquisadora da species - Núcleo de Antropologia Especulativa/UFPR e do Inuma - Interfaces humano não humano/UFS. 

Marcelo Zelic
É membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo e coordenador do Armazém Memória. Foi um dos proponentes da inclusão da temática de violações contra os povos indígenas nos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV).