Homenagem Jean-Louis Comolli

Homenagem a  Jean-Louis Comolli, importante crítico e realizador francês, com quem reafirmamos o lugar do documentário contra a sociedade do espetáculo e que fez parte da história do forumdoc.bh. Comolli nos deixou esse ano. 

Quarta 16 nov - Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes

20h30 - Mostra Homenagem Jean-Louis Comolli

Les Esprits du Koniambo - En Terre Kanak (França, 2004, 90', direção: Jean-Louis Comolli)
Sessão comentada por César Guimarães, Cláudia Mesquita, Ruben Caixeta

Currículos

César Guimarães
Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, integrante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAFICH-UFMG e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas da experiência, editor da revista "Devires: Cinema e Humanidades" e Coordenador do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

Cláudia Mesquita
Professora do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, onde integra os grupos de pesquisa Poéticas da Experiência e Poéticas Femininas, Políticas Feministas. Pesquisadora do cinema brasileiro, com mestrado e doutorado na ECA-USP. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Ceará (2018-2019), onde desenvolveu o projeto "O presente como história - estéticas da elaboração no cinema brasileiro contemporâneo". Publicou, com Consuelo Lins, o livro Filmar o real - sobre o documentário brasileiro contemporâneo (Editora Jorge Zahar, 2008), e organizou, com Maria Campaña Ramia, El otro cine de Eduardo Coutinho (Cinememoria e Edoc, 2012), publicado no Equador.

Ruben Caixeta
Antropólogo, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador do Laboratório de Etnologia e do Filme Etnográfico. Realizador de documentários e co-editor da Devires - Revista de Cinema e Humanidades. Compõe a equipe de organização do forumdoc.bh, do qual é co-fundador.