Lançamento de publicações

ONLINE

Sexta, 26 nov, 10h 

Lançamento - Livro Cosmologias da imagem: cinemas de realização indígena

Debate com Ailton Krenak, Yxapy (Patrícia Ferreira) e Ruben Caixeta
Mediação: Daniel Ribeiro Duarte e Júnia Torres

Lançamento da nova plataforma do acervo textual/forumdoc.bh

Glaura Cardoso

PRESENCIAL

Terça, 30 nov, 19h
Cine Humberto Mauro no Palácio das Artes

Livro Cosmologias da imagem: cinemas de realização indígena (Filmes de Quintal)

Distribuição gratuita.

A publicação "Cosmologias da Imagem: Cinemas de Realização Indígena" é uma coletânea que tem a intenção de fazer circular novamente e de forma reunida, textos reflexivos e ensaísticos publicados nos catálogos do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte – em seus 25 anos de existência, destinados a esse cinema singular e diverso. Esta coletânea é acrescida de textos recentes de autores como Ailton Krenak, Edgar Kanaykõ e Alberto Alvares, além de outros colaboradores que refletem sobre as realizações autorais indígenas de forma mais geral. Coordenação editorial: Daniel Ribeiro Duarte, Júnia Torres e Roberto Romero. Organização: Associação Filmes de Quintal.


Cadernos do Cineclube Comum

Vol. 4 - Sabotadores da Indústria II, vol. 5 - Brasil 68. Distribuição gratuita

Em parceria com o forumdoc.bh, o Cineclube Comum – projeto de curadoria, exibição e discussão cinematográfica em atividade em Belo Horizonte desde 2012 – convida para a sessão de lançamento dos volumes 4 e 5 dos Cadernos do Cineclube Comum, duas coletâneas de ensaios críticos a partir dos filmes exibidos nas mostras Sabotadores da Indústria II e Brasil 68, realizadas em 2015 e 2018. As publicações impressas contam com a escrita de críticos e críticas, pesquisadoras e pesquisadores de todo o país e foram financiadas com recursos do edital BH nas Telas de 2019. Os Cadernos serão distribuídos gratuitamente para os presentes na sessão.


Revista Devires - Cinema e Humanidades

Dossiê Pedagogias do Cinema, v.15, n.1 e n. 2 (formato online)

A revista Devires – Cinema e Humanidades lança, junto ao forumdoc.bh 2021, dois números dedicados às pedagogias do cinema, estas que entrelaçam experiências de formação (na escola e fora dela) às experiências sensíveis proporcionadas pelas imagens. O primeiro número (v.15, n.1) enfatiza – ainda que não exclusivamente – a produção de cinema por realizadores e coletivos indígenas, esta que se desdobra em uma pedagogia de múltiplos caminhos e aprendizados cruzados (seja no momento de produção dos filmes, seja no momento de sua fruição). Um segundo número deste dossiê (v. 15, n.2) volta-se à dimensão processual que se produz no encontro entre saberes e fazeres cinematográficos e saberes e fazeres dos movimentos sociais, em suas lutas históricas por terra e moradia. Se é gradativa a participação dos filmes na organização dos movimentos sociais e nos enfrentamentos que os constituem, uma visada alargada mostra como um domínio aprende com o outro, um domínio ensina ao outro, até que se configure uma situação contemporânea na qual se mostram indissociáveis.