Lançamento de publicações

17/11/2022 - Quinta-feira – Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes

19h - Lançamento de livro

"Sob os tempos do equinócio: Oito mil anos de história na Amazônia central"
Com presença do autor Eduardo Góes Neves

Sob os tempos do equinocio

18/11/2022 - Sexta-feira  –  FAFICH - UFMG (Campus Pampulha) - Auditório Baesse, 4º andar

10h - Lançamento de livro

"Sob os tempos do equinócio: Oito mil anos de história na Amazônia central"
Com presença do autor Eduardo Góes Neves
Participação: Mariana Cabral, Lilian Panachuck e Ruben Caixeta de Queiroz
Editora: Ubu editora, SP, 2022

Com precisão científica, repertório histórico e imaginação antropológica, Eduardo Neves traz ao presente a vida de mulheres e homens que viveram na Amazônia há milhares de anos, sugerindo ainda que a própria floresta teria como um de seus principais agentes o ser humano, produzindo lixo orgânico, realizando manejo de espécies e plantações. Uma hipótese que reforça ainda mais a importância da manutenção de Terras Indígenas no presente.

O sorriso de nanook

18/11/2022 - Sexta-feira  – Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes

17h -  Lançamento de livro 

"O Sorriso de Nanook - Ensaios de Antropologia e Cinema"
Com a presença do autor Marco Antônio Gonçalves
Editora: Mauad/ FAPERJ, Rio de Janeiro, 2022

O Sorriso de Nanook não enfoca propriamente o cinema, mas sua concreta manifestação encorporada, os filmes. Exibe, assim, a obra cinematográfica como problema e não o Cinema como objeto. O modo de se acercar do cinema se realiza através de filmes, das aparições do chamado cinema no mundo. Cada um dos ensaios deste livro se constrói a partir de filmes específicos, visualizados através de um olhar informado pela antropologia, que, ao propor questões, cruzamentos e acercamentos em relação aos filmes, tem a esperança de iluminar novas percepções sobre esse vínculo entre Antropologia & Cinema.

Currículos

Eduardo Góes Neves
Graduado em História pela FFLCH-USP, Doutor em Arqueologia pela Universidade de Indiana, professor titular do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, do qual é atualmente diretor. Tem mais de 30 anos de experiência de pesquisa em arqueologia amazônica.

Marco Antônio Gonçalves
Professor Titular de Antropologia do Departamento de Antropologia Cultural do IFCS-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Pesquisador do CNPq. Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Programa Pós-Graduação de Antropologia Social do Museu Nacional-UFRJ. Atua nas áreas de pesquisa sobre Antropologia Visual, Antropologia e Cinema, Cosmologia, Criação de Mundos Culturais e Etnologia Indígena. Coordena o NEXTIMAGEM (Laboratório de Experimentações em Etnografia e  Imagem da UFRJ). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de St Andrews e foi Visiting Scholar Senior na New York University, Katholieke Universiteit Leuven (Belgica), Universidade Complutense de Madrid, Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, Sorbonne Université, Université de Nanterre. Atualmente é Editor da Revista Sociologia & Antropologia, PPGSA-UFRJ.