MasterClass - Por uma Cinemateca da Quebrada

Nessa masterclass, o cineasta Lincoln Péricles (LK) apresenta o projeto “Cinemateca da Quebrada”, do qual é diretor-geral. A atividade propõe uma conversa aberta sobre como o cinema feito nas periferias pode funcionar como ferramenta de resistência e criação de contra-arquivos, questionando os arquivos coloniais e propondo novas narrativas a partir das óticas e experiências dos territórios periféricos do Brasil e do mundo.

O encontro convida o público a refletir sobre o papel do cinema como gesto político e poético de preservação da memória popular, um cinema que nasce da margem, mas se cria posicionado no centro, expandindo os limites da história oficial.

Mini-bio

Lincoln Péricles (vulgo LK) é cineasta, roteirista e produtor nascido no Capão Redondo, periferia de São Paulo, onde vive e trabalha. Fundador da Astúcia Filmes e da Cinemateca da Quebrada, iniciou sua trajetória fazendo filmes que circulavam em bancas de DVDs piratas e cineclubes, e hoje alcança festivais como Doclisboa, FICValdivia, NFMLA, FID Marseille, além de instituições como o Instituto Moreira Salles, o Centre Pompidou e o festival Regards Satellites. Sua obra tem sido reconhecida pela crítica e pela academia, com dissertações de mestrado e teses de doutorado, uma retrospectiva crítica da Revista Descompasso e destaque na Cahiers du Cinéma. Foi selecionado para programas de residência e laboratórios em Los Angeles, como o BRAVO e o New Filmmakers LA, além de ser contemplado pelo William Greaves Fund, também nos EUA. Morou e participou de residências e mostras no Quênia, México, França e Portugal, além de ministrar masterclasses em Uganda, França e Brasil. Entre seus trabalhos recentes estão Mutirão: O Filme (2022), exibido em mais de 90 festivais, e Meu Amigo Pedro MIXTAPE (2024), premiado como Melhor Curta Latino-Americano no FicValdivia.