Seminário - O cinema Mebêngôke-Kayapó do Coletivo Beture e uma homenagem a Oswaldo Teixeira

25/11, às 14h30 

Primeiro encontro: Mekarõ Ti 

Conceito de imagem (mekarõ), a história do audiovisual entre os Mẽbêngôkre e o surgimento e atuação do Coletivo Beture.

Com:

Irepryngraiti Kayapó (Aldeia Mojkarako, TI Kayapó - PA)

Kiabieti Kayapó (Aldeia Piaraçu, TI Kapoto Jarinã MT)

Ngreituk Kokongrek Kayapó (Aldeia Mojkarako, TI Kayapó - PA)

Matsipaya Waura Txucarramãe (Piaraçu, TI Kapoto Jarinã, MT)

Pat-i Kayapó (Aldeia Aukre, TI Kayapó - PA)

Simone Giovine - Mingugu

Mediação: Ana Carvalho e Júnia Torres

26/11, às 14h30

Segundo encontro: Mekarõ Tum 

Retorna aos arquivos dos anos de 1980 e 1990 e às imagens para a luta, quando os Kayapó despontam como uma das grandes vozes na preservação da floresta e do meio ambiente. 

Com:

Irepryngraiti Kayapó

Kiabieti Kayapó

Pat-i Kayapó

Mediação Ruben Caixeta e Renata Otto

27/11, às 14h30

Terceiro encontro: Mekukradja Àbikàra 

Reflete sobre o que o realizador Matsipaya Waura Txucarramãe chamou de "cultura misturada", a partir das apropriações e atualizações de expressões artísticas, culturais e de linguagem de outros povos e do mundo não-indígena a partir da perspectiva Mẽbêngôkre, em conversa com a realizadora Para Yxapy e o realizador  Ariel Kuaray.

Com:

Matsipaya Waura Txucarramãe

Ngreituk Kokongrek Kayapó

Simone Giovine - Mingugu

Mediação: Roberto Romero 

28/11, às 15h

Quarto encontro: memórias do contato

Exibição de filme comentado pelo Coletivo Beture

Ingrõny, Pisada Forte

(Coletivo Beture, Brasil, 2019, 76’)

29/11, às 14h30

Quinto encontro: Imagens para a luta

Reflexões a partir da sessão comentada dos filmes: Com tecnologia, povo Kayapó-Mẽbêngôkre quer barrar devastação na Amazônia (realização: Coletivo Beture) e Erosões (realização: Oswaldo Teixeira)

Com:

Integrantes do Coletivo Beture 

Rafael Barros 

Milene Migliano

Mediação: Paulo Maia

29/11, às 10h

Coletivo Beture de Cineastas Mebêngôkre visita a Casa de Cinema - Faculdade de Educação (UFMG)

Sessão comentada por: Irepryngraiti Kayapó (Aldeia Mojkarako, TI Kayapó - PA), Kiabieti Kayapó (Aldeia Piaraçu, TI Kapoto Jarinã MT), Ngreituk Kokongrek Kayapó (Aldeia Rikarô, TI Kayapó - PA), Matsipaya Waura Txucarramãe (Piaraçu, TI Kapoto Jarinã, MT), Pat-i Kayapó (Aldeia Aukre, TI Kayapó - PA), Simone Giovine - Mingugu 

Mediação: Paulo Maia e Clarisse  Alvarenga