forumdoc.bh.2023

Comunidades de Cuidado: fabulações, enfrentamentos e éticas de cura

Crédito da imagem: Aceita?, série fotográfica realizada desde 2014 pelo artista visual Moisés Patrício

“O que é cura para você?” É impulsionada por essa pergunta provocadora e sem resolução, tomada de empréstimo do filme de Castiel Vitorino Lembrar daquilo que esqueci, que a jornada desta mostra se modula.

Composta por 19 filmes contemporâneos e históricos, majoritariamente brasileiros e dos últimos anos, a mostra se dedica a pensar a construção de comunidades por meio de práticas e formas de cuidado, com atenção para éticas de curas. São filmes realizados principalmente por sujeitos pertencentes a comunidades indígenas, negras, cigana e LGBTQIA+, desse modo trazendo um importante panorama de questões relevantes aos tempos atuais.

Sob a curadoria de Arthur Medrado, Carla Italiano, Cora Lima e Milene Migliano, o conjunto de obras foi dividido em três eixos articuladores: Fabulações, ou corpo como memória; Enfrentamentos, ou corpo como arquivo; Éticas de cura, ou corpo como sonho e ancestralidade, acompanhando ainda uma conferência com Castiel Vitorino Brasileiro, três mesas temáticas e debates pré-gravados.

Com a exceção das exibições presenciais (Latcho Drom e Rolê - Histórias dos Rolêzinhos) e filmes com período de exibição restrito (Pérola - work in progress e Deus tem Aids), todos os demais ficam disponíveis online de 18 novembro a 2 dezembro.

Enfrentamentos, ou corpo como arquivo

Fabulações, ou corpo como memória

Éticas de cura, ou corpo como sonho e ancestralidade