Documentaire sur grand écran é uma associação francesa criada em 1991 para garantir a difusão do cinema documentário autoral. Nossa missão se estrutura em dois eixos: o apoio à produção e a gestão do nosso catálogo.
Esse catálogo foi concebido como uma coleção e reúne 284 filmes de autoria, entre curtas e longas-metragens, tanto de nomes ilustres da história do cinema (como Orson Welles, Johan van der Keuken e Robert Kramer) quanto de jovens cineastas contemporâneos (como Mati Diop, Farah Kassem e Mitra Farahani).
A Temporada França-Brasil nos oferece a oportunidade de apresentar nosso catálogo no Brasil, e escolhemos o forumdoc.bh como parceiro graças às amizades que compartilhamos com Claire Allouche – com quem trabalhamos na França – e Jean-Louis Comolli – que foi um aliado importante tanto da Documentaire sur grand écran quanto do forumdoc.bh.
A partir das temáticas da imigração e da diversidade das sociedades, percorremos nosso catálogo para compor um programa em torno das “travessias oceânicas”, intitulado Cinema documentário, aqui e lá, inspirado no curta-metragem Aqui, Lá, de Dominique Cabrera.
Atlânticos, de Mati Diop, é um filme onírico situado numa praia do Senegal, onde, diante do oceano, jovens se imaginam em outros lugares. Questão de Identidade, de Denis Gheerbrant, é uma conversa com jovens franco-argelinos ligados a um momento histórico decisivo da França: o fim da Argélia francesa. A Cerca, de Tariq Teguia, aborda o sentimento de confinamento vivido por jovens argelinos que não veem possibilidades de existência em seu país – e tampouco conseguem deixá-lo. Em Aqui, Lá, a jovem cineasta Dominique Cabrera interroga sua mãe sobre a posição da família durante a guerra de independência argelina.
Dona Água, de Jean Rouch, começa com cineasta e personagem nadando juntos – síntese de um desejo de construir uma história coletiva, improvisada em conjunto, sobre a qual o diretor (europeu, branco) não tem mais controle do que o personagem (africano, negro). Estamos no Níger, território presente em grande parte da filmografia anterior de Rouch. A aventura do filme acompanha um grupo de homens que deseja construir um moinho de vento para possibilitar a irrigação e o cultivo de um solo muito árido. Uma viagem aos Países Baixos lhes ensinará uma técnica antiga.
Este programa é, ao mesmo tempo, uma apresentação de filmes e da Documentaire sur grand écran, assim como do nosso trabalho de curadoria, conservação e difusão.